Saudação

Sejam Bem Vindos.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Educação para Sustentabilidade

Influenciar bons Hábitos
Todo mundo sabe que se deve ensinar às crianças bons hábitos desde pequenos. Mas o conhecimento sobre a proteção do ambiente é recente e, por isso, muitos adultos não conseguem mudar suas rotinas diárias. Depois seus filhos acabam por fazer o mesmo ao longo de sua vida.
Para alterar estes padrões é necessário promover a educação para a Sustentabilidade. O que é isso? Bem, é ensinar todas as pessoas a agir de modo sustentável em sua casa e sentir gosto por manter o planeta “limpo” para as gerações futuras.
A educação para a sustentabilidade começa nas escolas com as crianças. Devem ser ensinadas a fazer a separação do lixo, a não destruir locais públicos, não jogar lixo para o chão, entre outras atitudes ecologicamente corretas. São coisas pequenas mas que incutem nas crianças o gosto pela nossa casa comum que é a Terra e assim desenvolvem-se jovens interessados pela proteção do ambiente.
Essa é a educação infantil mas, mais tarde, quando já são adolescentes, devem ser abrangidos outros tópicos como as consequências de uma má gestão dos recursos naturais e da própria poluição. É necessário fazer entender a esses jovens que as ações que tomamos alteram a dinâmica de todo planeta. Nas áreas das ciências, devem ser debatidos tópicos como as chuvas ácidas, o buraco na camada de ozonio, o abatimento de árvores e de outros aspectos negativos da falta de Sustentabilidade Ambiental.
Mas essas etapas não estão incluindo a educação para a sustentabilidade direcionada para adultos. Uma forma de conseguir isso é incluir os pais das crianças e jovens em projetos que envolvam o tópico para que eles recebam a informação. A influência dos filhos pequenos é muito importante para alterar hábitos na família. Mas é preciso abranger também as famílias que não têm filhos através de outras campanhas informativas.
É importante lembrar que as pessoas têm que ser alertadas e a informação tem que chegar até elas, pois a maioria da população não a procura.

Aquecimento Global: Como a Sustentabilidade Pode Ajudar

Aquecimento global e sustentabilidade são assuntos cada vez mais presentes tanto nos debates políticos, quanto no dia a dia das pessoas comuns. Sobre esse assunto, os conceitos da sustentabilidade pretendem reduzir a emissão dos gases do efeito estufa (GEE), com diversas medidas ambientais, políticas, econômicas e sociais.
A primeira medida aplicável da sustentabilidade consiste em ações políticas que sejam vantajosas para as empresas, que almejam o título de empresas sustentáveis, e para a sociedade e ao mesmo tempo éticas ambientalmente. Podem-se citar os seguintes pontos: investimento em projetos que pretendam desenvolver filtros mais potentes para as emissões de CO2 e gás metano industriais; outra medida que ajuda muito a reduzir esses gases são as leis: tanto as que limitam a emissão, quanto as que recompensam as indústrias sustentáveis; não se pode deixar de citar que os incentivos aos projetos e pesquisas científicas colaboram diretamente com a descoberta de tecnologias sustentáveis. Isto, consequentemente, aumenta a qualidade de vida de toda a população.
Além do plano político, outras áreas participam do sistema chamado desenvolvimento sustentável: a economia, a ecologia e a sociedade.
A contribuição da primeira é básica para a sustentabilidade, no que se refere ao aquecimento global. Os usos inadequados de energias fósseis e de fontes não renováveis contribuíram e ainda colabora com a emissão de gases prejudiciais a atmosfera.
Uma das soluções mais urgentes desse setor é o investimento em energias limpas e renováveis. Do mesmo modo é necessário um controle dos resíduos que as indústrias produzem.
No campo ecológico, destaca-se a importância da restauração de áreas degradadas, da preservação do ecossistema de cada lugar (ou seja, nenhuma extração deve degradar o equilíbrio ambiental).
O nível social também necessita de diversas atitudes e iniciativas no referente a aquecimento global e sustentabilidade. O primeiro ponto fundamental é a conscientização e a reeducação do pensamento consumista, desperdiça demasiadamente. A segunda questão que pode ser aplicada é a educação, principalmente nas primeiras séries, onde se influencia toda a ética e a moral do indivíduo.
Apesar das ações socioambientais ainda serem muito pequenas, se comparadas à extração e à produção desenfreadas, cada vez mais planos e medidas propiciam um desenvolvimento sustentável, como o crédito de carbono, por exemplo. Somente com a mobilização de todos os grupos sociais e econômicos, pode-se mudar ou amenizar os efeitos do aquecimento global.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário