Saudação

Sejam Bem Vindos.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Educação para Sustentabilidade

Influenciar bons Hábitos
Todo mundo sabe que se deve ensinar às crianças bons hábitos desde pequenos. Mas o conhecimento sobre a proteção do ambiente é recente e, por isso, muitos adultos não conseguem mudar suas rotinas diárias. Depois seus filhos acabam por fazer o mesmo ao longo de sua vida.
Para alterar estes padrões é necessário promover a educação para a Sustentabilidade. O que é isso? Bem, é ensinar todas as pessoas a agir de modo sustentável em sua casa e sentir gosto por manter o planeta “limpo” para as gerações futuras.
A educação para a sustentabilidade começa nas escolas com as crianças. Devem ser ensinadas a fazer a separação do lixo, a não destruir locais públicos, não jogar lixo para o chão, entre outras atitudes ecologicamente corretas. São coisas pequenas mas que incutem nas crianças o gosto pela nossa casa comum que é a Terra e assim desenvolvem-se jovens interessados pela proteção do ambiente.
Essa é a educação infantil mas, mais tarde, quando já são adolescentes, devem ser abrangidos outros tópicos como as consequências de uma má gestão dos recursos naturais e da própria poluição. É necessário fazer entender a esses jovens que as ações que tomamos alteram a dinâmica de todo planeta. Nas áreas das ciências, devem ser debatidos tópicos como as chuvas ácidas, o buraco na camada de ozonio, o abatimento de árvores e de outros aspectos negativos da falta de Sustentabilidade Ambiental.
Mas essas etapas não estão incluindo a educação para a sustentabilidade direcionada para adultos. Uma forma de conseguir isso é incluir os pais das crianças e jovens em projetos que envolvam o tópico para que eles recebam a informação. A influência dos filhos pequenos é muito importante para alterar hábitos na família. Mas é preciso abranger também as famílias que não têm filhos através de outras campanhas informativas.
É importante lembrar que as pessoas têm que ser alertadas e a informação tem que chegar até elas, pois a maioria da população não a procura.

Aquecimento Global: Como a Sustentabilidade Pode Ajudar

Aquecimento global e sustentabilidade são assuntos cada vez mais presentes tanto nos debates políticos, quanto no dia a dia das pessoas comuns. Sobre esse assunto, os conceitos da sustentabilidade pretendem reduzir a emissão dos gases do efeito estufa (GEE), com diversas medidas ambientais, políticas, econômicas e sociais.
A primeira medida aplicável da sustentabilidade consiste em ações políticas que sejam vantajosas para as empresas, que almejam o título de empresas sustentáveis, e para a sociedade e ao mesmo tempo éticas ambientalmente. Podem-se citar os seguintes pontos: investimento em projetos que pretendam desenvolver filtros mais potentes para as emissões de CO2 e gás metano industriais; outra medida que ajuda muito a reduzir esses gases são as leis: tanto as que limitam a emissão, quanto as que recompensam as indústrias sustentáveis; não se pode deixar de citar que os incentivos aos projetos e pesquisas científicas colaboram diretamente com a descoberta de tecnologias sustentáveis. Isto, consequentemente, aumenta a qualidade de vida de toda a população.
Além do plano político, outras áreas participam do sistema chamado desenvolvimento sustentável: a economia, a ecologia e a sociedade.
A contribuição da primeira é básica para a sustentabilidade, no que se refere ao aquecimento global. Os usos inadequados de energias fósseis e de fontes não renováveis contribuíram e ainda colabora com a emissão de gases prejudiciais a atmosfera.
Uma das soluções mais urgentes desse setor é o investimento em energias limpas e renováveis. Do mesmo modo é necessário um controle dos resíduos que as indústrias produzem.
No campo ecológico, destaca-se a importância da restauração de áreas degradadas, da preservação do ecossistema de cada lugar (ou seja, nenhuma extração deve degradar o equilíbrio ambiental).
O nível social também necessita de diversas atitudes e iniciativas no referente a aquecimento global e sustentabilidade. O primeiro ponto fundamental é a conscientização e a reeducação do pensamento consumista, desperdiça demasiadamente. A segunda questão que pode ser aplicada é a educação, principalmente nas primeiras séries, onde se influencia toda a ética e a moral do indivíduo.
Apesar das ações socioambientais ainda serem muito pequenas, se comparadas à extração e à produção desenfreadas, cada vez mais planos e medidas propiciam um desenvolvimento sustentável, como o crédito de carbono, por exemplo. Somente com a mobilização de todos os grupos sociais e econômicos, pode-se mudar ou amenizar os efeitos do aquecimento global.

 

Os Caminhos da Sustentabilidade

Hoje vivemos uma sucessão de catástrofes naturais estranhas e inusitadas como nunca antes foram vistas em nosso planeta. Montanhas enterradas por séculos na neve e no gelo, começam a mostrar suas encostas nuas. Geleiras milenares desaparecem aceleradamente sem que se possa fazer nada e nem se medir as conseqüências. Furações no Atlântico Sul, tornados cada vez mais freqüentes e violentos; secas e enchentes em áreas que antes não sofriam com esses males, pragas de insetos; de roedores e de organismos microscópicos que se reproduzem fora de controle.
Todos esses acontecimentos refletem uma única coisa: Desequilíbrio.
O homem moderno destrói e influencia o meio ambiente que o cerca como nunca. E as conseqüências desses atos podem levar até mesmo a inviabilização da vida, como a conhecemos, em nosso planeta. Felizmente, a aparente aniquilação iminente fez com que os seres humanos acordassem e descobrissem que somente a convivência sustentável com o ambiente que os cerca é a chave para a sobrevivência de nossa espécie. Nunca antes se falou tanto em sustentabilidade quanto antes. Da mesma forma que nunca se tentou seguir e estudar formas de encontrar os caminhos da sustentabilidade e harmonizar nossa existência com as necessidades de preservação do meio ambiente.
É crescente o número de pessoas, em todo mundo, que passaram a exigir uma postura mais ativa por parte das autoridades de seus países em relação às políticas relativas ao meio ambiente e a exploração de seus recursos naturais e a ocupação mais racional das áreas urbanas. Da mesma forma, cientistas, estudiosos e pessoas ligadas ao meio ambiente reúnem-se em fóruns, debates e conferências onde se procura demarcar claramente técnicas, formas e diretrizes para que se assegure a descoberta para implementação de políticas que definam claramente quais os caminhos da ecologia e sustentabilidade cada nação deve tomar de acordo com o seu grau de desenvolvimento tecnológico, características populacionais e a forma como exploram seus recursos naturais. Avaliando e estabelecendo, caminhos para um futuro sustentável e pleno para todos os habitantes de nosso planeta.
Autoridades governamentais, organismos internacionais como a O.N.U.; além de ONG’s e entidades particulares, todos estão empenhados em estabelecer e encontrar metas e caminhos viáveis para que qualquer governo possa implementar as políticas que melhor se adaptarão a cada país e a suas particularidades. Aprofundando a troca de experiências e estabelecendo sempre um debate em todos os níveis do conhecimento humano.
É importante entender que a busca por caminhos da sustentabilidade global, passam antes de qualquer coisa, pela busca da sustentabilidade individual. Pois, cada um como indivíduo pode combater ao lado das forças que desejam proporcionar uma melhor qualidade de vida para o futuro da humanidade. Cidades que tratam seus efluentes e resíduos, empresas que evitam o desperdício de energia e recursos e pessoas que vivem atentas para o modo como interferem na natureza e no meio ambiente que as cercam. Essas são as formas para encontrar os caminhos da sustentabilidade e para manter nosso planeta com capacidade de sustentar a vida por muitas e muitas gerações ainda.

Guaramiranga "Pássaro Vermelho"

Turismo 
  
Parque das Cachoeiras                                                   



Através dos anos a cidade vem se adequado às exigências de quem visita Guaramiranga, a estrutura turística é uma das mais disputadas na hora de fugir do Agitado Carnaval do Litoral Cearence, pois para esta época Guaramiranga recebe seus visitantes com o Famoso Festival de Jazz e Blues – evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional. As noites frias da pequena cidade fervem com música da melhor qualidade e uma legião de apreciadores que lotam as ruas e hospedagens. A gastronomia é um ponto muito interessante de apreciar, na praça do Teatro Rachel Queiroz, você encontra até um restaurante alemão "Hofbrauhaus - O Alemão" como assim também uma feira com produtos artesanais, doces, geléias e conservas de excelente qualidade. À noite, a praça se transforma em uma grande reunião de amigos onde os vinhos, charutos e pratos, cuidadosamente elaborados, completam o ambiente refinado de Guaramiranga.

Cultura 
Igreja N. Sra de Lourdes ou Igreja da Gruta
 Dentre as expressões culturais do Município, destacam-se as edificações religiosas, chácaras, capelas e sobrados; o artesanato; grupos de teatro, música e coral; a gastronomia; eventos como o Arte e Flor, o festival Nordestino de Teatro e o Festival de Jazz & Blues.
A população de Guaramiranga aprecia muito as manifestações culturais, mostrando-se ativa e participante nos eventos realizados. Guaramiranga vem se destacando como pólo cultural no Estado
As flores que fazem o cenário de Guaramiranga também podem ser consideradas atrativos naturais. O município é hoje o maior exportador de flores do Brasil. Além disso, ainda existem o Parque Ecológico de Guaramiranga, uma área de proteção ambiental, as cachoeiras de São Paulo e do Urubu. 
Atrativos
Pico Alto 
  De vários locais da cidade é possível ver o Mirante do "Pico Alto" (13 km do centro), ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1.115 metros de altitude o 2º maior do Ceara e 3º do Nordeste. Do Pico, pode-se avistar a transição da serra com o sertão cearense, além de parte do rio Pacoti. O acesso ao local pode ser feito através de trilhas ecológicas ou por estradas de asfalto. Outro local e "Linha da Serra" (11 km do centro), Seu acesso é por via asfaltada e tem altitude média de 950 m e vista panorâmica de toda a serra, tanto para o lado do litoral como do sertão. Num dos pontos mais altos da Linha da Serra encontra-se o restaurante Tramonto. Nascente do rio Pacoti, Poço Escuro, Parque das Trilhas, Parque das cachoeiras são outros atrativos importantes da região.


Turismo Sexual Infantil é Crime

 

                                  Diga não ao turismo sexual de crianças !

Turismo Sustentável & Infância

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ecoturismo x Esporte de Aventura

O Brasil está entre os países com maior potencial em todo planeta no turismo doméstico com o ecoturismo, devido as suas impressionantes diversidades ambientais, sejam no clima ou no relevo, possibilitando assim, além do prazer de desfrutar das belezas naturais do turismo de aventura e a oportunidade da pratica de atividades físicas ou esportivas de aventura junto a natureza, como escaladas, trilhas, ciclismo, canoagem rafting, rapel, parapente e outras formas de atividades que proporcionam um contato intimo com a natureza. As belezas naturais existentes no país são elementos fundamentais para quem curte esporte e aventura, e o ecoturismo é um dos segmentos do turismo que mais tem crescido e se destacado nos últimos anos, assim as agencias de turismo cada vez mais se preocupam em organizar pacotes turísticos para esse público que muitas vezes prefere uma trilha a uma balada. Ecoturismo e esportes de aventura estão intimamente relacionados e aqui vamos citar três das atividades mais populares no Brasil: as trilhas, o rapel e o rafting.

Trilhas

As trilhas são caminhos íngremes que podem ser feitos caminhando, de bicicleta como cicloturismo e tem também as trilhas para serem feitas em veículos especiais. Muitas trilhas também levam os turistas por rotas históricas ou culturais, mas todas têm em comum o contato com as mais exuberantes belezas naturais com matas, encostas, rios, lagos cachoeiras, piscinas naturais, etc. A exploração de trilhas mais íngremes devem ser realizadas com a companhia de guias que tenham experiência e conheçam os perigos do lugar, para que a aventura seja segura. Ao decidir se aventurar por um roteiro turístico com trilhas preste atenção ao nível de dificuldade que elas se classificam, pois algumas requerem um alto grau de condicionamento físico, mas sempre que feita com segurança a aventura valerá a pena, com certeza.

Rapel

O rapel é uma pratica cada vez mais difundida no ecoturismo, e é praticada por pessoas de todas as idades, desde que estejam em boas condições de saúde e tenham condicionamento físico para tal. Consiste em descer através de cachoeiras, cavernas, rochas e de outras espécies de encostas utilizando cordas. É considerado um esporte radical e está associado ao montanhismo, alpinismo e canyoning. Através do rapel estes desbravadores tem a oportunidade de apreciar a natureza de pontos que não podem ser alcançados pelas outras pessoas, proporcionando um contato intimo com a natureza e muita adrenalina.

Rafting

Rafting é uma palavra em ingles, derivada de raft, que quer dizer balsa. O rafting consiste em descer através de rios e corredeiras em botes de borrachas. É um esporte ideal para quem gosta do contato com a natureza pois as corredeiras por suas peculiaridades naturais são pouco exploradas pelo homem, assim, a maioria dos roteiros de rafting no Brasil são em locais com matas preservadas e/ou então em reservas ecológicas.
Estas três práticas e muitas outras possibilitam um contato muito grande com a natureza, ao planejar sua viagem elas podem transformar as suas férias em uma aventura muito especial e inesquecível, mas é importante observar que a práticas destas e de outras formas de esporte aventura seguem normas e requerem um certo nível de condicionamento físico compatível com a atividade escolhida, envolvendo também certo grau de risco, portanto é fundamental a presença e guias, a utilização dos equipamentos e observação das normas de segurança recomendadas.

Ecoturismo''

Ecoturismo é definido como um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural incentivando sua conservação